-
Arquitetos: fabián m escalante h | arquitectos
- Área: 388 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Jorge Succar
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em uma zona natural junto a um corpo d'água, o Rancho Sierra Allende tem como função principal proporcionar um respiro, um espaço longe da agitação da cidade a seus habitantes. O projeto se configura como um lugar ideal para descansar e desenvolver atividades sociais, desfrutando da vista da represa e das árvores que a cercam. Seu desenho responde às necessidades do local articulando um espaço no meio da natureza. O edifício foi projetado como mais um elemento da paisagem, e todas as árvores locais foram respeitadas buscando a harmonia com o contexto natural em seu processo de desenvolvimento.
A organização funcional responde ao programa do refúgio e uma relação contínua entre o interior e o exterior, criando uma visão de 360º. A planta geral apresenta duas entradas e núcleos de circulação laterais que articulam o programa. No Leste, o acesso é feito através de uma passarela que lhe dá as boas-vindas com uma celosía de barro que funciona como um arremate do espaço e proporciona privacidade à área interna. A oeste há um grande terraço que serve como hall de entrada e é, por sua vez, uma extensão do espaço interno que contempla a sala de jantar, churrasqueira e área de preparação de alimentos. No volume principal de duas águas estão a sala familiar, a sala de jantar e o bar, que tem pé direito duplo. Estes espaços estão ligados ao exterior e se estendem até o terraço principal com vista para a represa. O projeto do terraço é articulado com a passarela ao sul, delimitado por uma cortina de árvores, e com a passarela norte, também com vista para a represa.
Em sua construção foram integrados materiais da região (madeira, barro e basalto), e a estrutura é um sistema combinado de elementos de aço e vigas de madeira. Na parte inferior do terraço, foram desenhados pilares de concreto que independentemente de sua função estrutural têm o objetivo principal de isolar o terraço do contato com a água, enquanto a parte superior é construída com finos pilares de aço. A pele que envolve a construção se dobra para criar uma abertura para o exterior. Nela foi utilizado um sistema de janelas de PVC dobráveis com vidro duplo como isolamento térmico, que proporciona luz do dia e ventilação. O volume principal de duas águas é revestido com chapa de aço com acabamento oxidado, de baixa manutenção e isolamento térmico entre suas duas faces. A celosía é projetada com elementos de barro, com colocação a 47°, com a mesma inclinação do telhado de duas águas.
O projeto destaca formal e esquematicamente uma volumetria e organização simples, assim como a combinação de sistemas de construção atuais e antigos, que andam de mãos dadas com o uso de materiais artesanais locais para alcançar uma estética única. O resultado final cuida e respeita o meio ambiente ao implementar sistemas de resfriamento passivo. Os recursos naturais são reutilizados, o projeto capta a água da chuva e as águas residuais são tratadas para reutilização na irrigação de áreas ajardinadas.